Páginas

quarta-feira, 3 de março de 2010

Osório defende entrada em vigor do novo Acordo Internacional

O diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Nestor Osório, defendeu a entrada de vigência do novo acordo internacional durante o seu discurso de abertura da Conferência Mundial do Café, que ocorreu no último fim de semana na cidade da Guatemala.

Osório pediu urgência para que os países que ainda não depositaram seus instrumentos de ratificação, aceitação ou aprovação do novo acordo, especialmente os exportadores, intensifiquem o processo, possibilitando a entrada em vigor do novo acordo.

O Acordo Internacional do Café foi estabelecido em setembro de 2007, porém ele passará a vigorar definitivamente apenas depois que mais países participantes da OIC ratifiquem a proposta. Até agora, apenas cerca de 50% dos países exportadores assinaram o acordo, necessitando-se um mínimo de 66,6% destes países para que ele possa entrar em vigor. Isto não ocorrendo, a vigência do acordo em vigor, assinado em 2001, continua sendo prorrogada até que o bloco de países exportadores atinja os dois terços de ratificação necessários, já que a grande maioria dos países importadores já depositou seus instrumentos de ratificação, aceitação ou aprovação do novo acordo.

O novo acordo internacional foi um dos principais assuntos tratados na Conferência, que foi divida em quatro sessões: A Sustentabilidade econômica: A economia da produção; Sustentabilidade econômica: A economia da demanda; Sustentabilidade ambiental; e Sustentabilidade social.

O gerente geral, Aymbiré Fonseca e a gerente adjunta técnica, Mirian Eira, participaram da Conferência Mundial do Café representando a Embrapa Café e os interesses do Consórcio Pesquisa Café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário