Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Números do prejuízo

Números do prejuízo

Esta semana vimos através de noticias postadas na internet que uma auditoria na Conab mostra irregularidades, uma noticia para nos cafeicultores que não tem nada de novidade, pois sabemos que os números divulgados pela Conab no setor cafeeiro nada tem haver com nossa realidade, realidade nossa que é dura obtendo nosso sustento debaixo de sol e chuva.
Como já disse outras vezes é impossível manter um setor produtivo sem bases concretas de informação, pelos dados de produção da Conab aponta para uma falta de café que na realidade nunca aparece.
Este número manipulado por lobistas que defendem a indústria e a exportação põe em cheque a produção, pois se produz mais do que consome e vendem a ilusão para o produtor que falta café e desta forma podem manipular o mercado ao seu bel prazer.
A Conab é controlada pelo PMDB de São Paulo, mas também conta com diretores do PT gaúcho em sua cúpula. A Companhia operou um orçamento de R$ 2,3 bilhões para a aquisição de produtos agropecuários em 2009.
Com uma parcela desse orçamento que deveria ser co-administrada pelos produtores rurais, que são os maiores prejudicados, com esse dinheiro com certeza levantaríamos o estoque à área produtiva e a produtividade sem chutes.
Matemática é uma ciência exata e para nos produtores essa exatidão nos falta para administrar nosso parque cafeeiro.
A OIC também divulga dados que me parece incorretos, pois se levarmos em consideração o consumo por ela divulgado o café faltaria e com certeza não estaríamos trabalhando com preços tão ruins.
Segundo a Cecafe entidade que gere os dados das exportações de café do Brasil,
No acumulado dos últimos 12 meses, o Brasil embarcou 30,442 milhões de sacas, para uma receita de US$ 4,322 bilhões, então matemáticos simples uma media 2.5 milhões de sacas o que provocara um rombo nos estoques se admitirmos os números oficias.
O consumo de café no Brasil em 2009 aumentou 740 mil sacas e saltou de 17,65 milhões, em 2008, para 18,39 milhões de sacas. Esse crescimento de 4,15% superou até mesmo as expectativas iniciais da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, que eram de uma elevação de 3%. Esses resultados partem do estudo “Indicadores da Indústria de Café no Brasil/2009 – Desempenho da Produção e Consumo Interno”, elaborado pela Área de Pesquisas da entidade e que analisa os dados do período compreendido entre Novembro/2008 e Outubro/2009 estes são números divulgados pela Abic em estudo feito em conjunto com o Banco Bradesco, se remetermos novamente aos números representa 1.5 milhões de sacas de café consumidos por mês no Brasil.
Em uma tabela abaixo, anexada, baixada da internet, nos mostra a realidade dos números, que pelos dados da Conab e do IBGE e teríamos em 30/06/2010 uma falta Recorde de mercadoria de 4.5 milhões de sacas segundo o IBGE e um numero ainda maior de 5.5 milhões de sacas segundo a Conab.
Portanto companheiros produtores se mandarmos esse numero pra 10 anos passados chegaremos a um numero absurdo de 50 milhões de sacas de café faltando no mercado fazendo uma media entre os números as duas entidades.
Com relação aos números apresentado pelo mercado nos remete a uma realidade que está nela mesmo sendo enganados pelo mercado, pois segundo dado do mercado também retirado desta tabela nos mostra uma sobra de café de praticamente 6 milhões de sacas de café.
Quando vamos tomar consciência de nosso potencial, nossa estrutura nossa importância social?
Ate quando iremos gerir nossas propriedades com números falsos.
Nossos prejuízos são verdadeiros e nos tira o direito de crescer e sonhar.
Acordem produtores!!!!!!!!
Wagner Pimentel
www.cafezinhocomamigos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário