Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Gosto de cabo de guarda-chuva

Gosto de cabo de guarda-chuva


Gosto de cabo de guarda-chuva foi o que deixou em nossa boca ontem após o fechamento da bolsa de café ICE em New York ontem à tarde, se quiserem mais adjetivos podemos dizer corrimão de escada ou cordinha de banheiro.
Por motivos que digamos técnicos a bolsa ontem mostrou seus dentes e desabou em nossas cabeças com -535 pontos sim menos quinhentos e trinta e cinco pontos, segundos operadores por o mercado não ter força de romper a barreira de 137.35 dólares por libra peso teria dado start de venda e o mercado não se sustentou e caiu.
Fora negociado 16.322 contratos no mês de maio e 20.322 se contarmos todo o pregão em todos os meses, traduzindo venderam ontem em uma tarde 5.930.000 milhões de sacas, ou seja, 12% da safra brasileira se considerar o numero oficial da Conab.
Com a incerteza sobre a economia na zona do Euro outro motivo relatado para a queda, o café caiu seguido apenas pelo açúcar que também desabou ontem, mas esta incerteza na economia não fez cair nem a soja nem algodão nem o trigo, nem o petróleo e o dólar index que seria uma cesta de moedas que mede a valorização do dólar no mundo ficando praticamente estável em seu fechamento também não seria motivo para queda.
Ficamos nos perguntando o porquê desta sangria e não encontramos respostas, para o açúcar que a safra esta mais próxima do que a do café e que esta acima do preço histórico podemos entender, mas e o café.
Seria alguma forma de retaliação, pois o Brasil apresentara uma lista de retaliação a produtos importados dos EUA por causa do subsidio ao algodão produzido lá.
Então como o motivo seria digamos técnico, como analisar a área fundamental.
A safra da Colômbia quebra em quantidade e qualidade.
Falta de chuvas em algumas zonas produtoras no Brasil, outras com excesso.
Estoques baixos e crescimento de consumo no mundo e aqui no Brasil.
Alto custo de produção com prejuízos amargos.
A força deste mercado que numa tarde vende 12% de tudo àquilo que gastamos pra produzir em um ano mostra uma realidade cruel.
Sem uma ajuda do governo não sairemos mais do ciclo vicioso, sem preço não pagamos as contas, se não pagamos as contas vende se café de qualquer jeito, novamente sem preço.
Fico me perguntando se acabar a paixão dos produtores de café por suas lavouras acabar como se sustentara este mercado.
Este é o mercado do café, se não tivermos ajuda do estado de alguma forma como tem os produtores de paises da Europa e dos EUA estamos fadados a importar café para suprirmos nosso habito de tomar café.

Wagner Pimentel
www.cafezinhocomamigos.blogspot.com
Manhuaçu MG 23/2/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário