Páginas

sábado, 4 de janeiro de 2014

Produção de café na Colômbia aumenta 41% em 2013

A produção de café na Colômbia aumentou 41% em 2013, ano em que as exportações sofreram um crescimento superior a um terço (35%) relativamente a 2012, informou, esta sexta-feira, a Federação Nacional do setor.

Segundo um relatório da Federação Nacional de produtores de café, ao longo de 2013, foram produzidos 10,8 milhões de sacos de 60 quilogramas, contra 7,7 milhões contabilizados em 2012, o que traduz uma subida de 41%.

O aumento da produção de café esteve em `sintonia` com as exportações totais, com a venda ao exterior de 9,6 milhões de sacos de café, reflexo de uma subida de 35% face a 2012. "A recuperação da produtividade é, sem dúvida, o mais importante, pois contribui para `resgatar` a competitividade", assinalou o gerente geral da FNC, Luis Genaro Muñoz, em declarações citadas pela agência noticiosa Efe.

A federação espera que a produtividade média continue a aumentar em 2014, "o que ajudará a compensar parcialmente o panorama incerto dos preços internacionais". "A Colômbia recuperou os seus níveis históricos de produtividade, bem como o terceiro lugar entre os países produtores de café no mundo, depois do Brasil e Vietnam", assinalou a FNC.


Produção da Índia cai para 5,183 milhões de sacas, após as fortes chuvas

  O Conselho de Café da Índia reduziu sua estimativa de produção para a atual temporada em 1,27% para 5,183 milhões de sacas devido ao efeito da monção . A projeção é menor do que a produção da última temporada de 5,250 milhões de sacas . O conselho revisou sua estimativa para a temporada que começou em novembro, depois de avaliar os danos causados pela monção em áreas de crescimento , particularmente em Karnataka. Chuva contínua durante julho-setembro em áreas como Kodagu levou à estagnação do crescimento da cultura , além de negar a luz do sol , que é essencial para a fotossíntese. Em seu break-up para esta produção temporadas , a diretoria atrelada produção de 1,7 milhões de sacas arábica e 3,483 milhões de robusta. O conselho tinha , em sua estimativa de pós- flor, produção arábica estimada em 1,850 milhões e Robusta 3,934 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário