Comercialização da Safra 2013 de Café do Brasil atinge 42 %
A comercialização da safra de café do Brasil 2013/14 (julho/junho) avançou um pouco melhor, em ritmo mais intenso, em setembro, chegando a 42% da produção estimada até o dia 30 de setembro. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado.
Os trabalhos seguem ligeiramente atrasados em relação ao ano passado, quando, em igual período, 43% da safra 2012/13 estava comercializada. Também há atraso em relação à média dos últimos 5 anos, que aponta que 49% da produção normalmente já está negociada no período.
Em relação ao mês de agosto, houve avanço de 10 pontos percentuais na comercialização. Com isso, já foram comercializadas 22,17 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2013/14 de café brasileira de 52,9 milhões de sacas.
Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, o fluxo andou um pouco mais rápido no último mês de setembro, com os produtores aproveitando a melhora nos preços no começo do mês com preocupações com o clima no Brasil. “É claro que a necessidade de caixa também fez aparecer mais vendedores no mercado, o que contribuiu para um fluxo melhor de venda, principalmente dos cafés mais fracos de bebida”, comenta.
Barabach destaca que as vendas de conillon estão ligeiramente acima da média dos últimos 5 anos, totalizando 54% da produção (53% em média). Já a comercialização do café arábica encontra-se bem abaixo do normal, totalizando 37% do total da produção ao final de setembro, contra 47% em média para o período. No caso do conillon, o fluxo mais intenso se justifica pelo preço atrativo, especialmente na comparação com o arábica, observa o analista.
“Já as vendas de arábica andam mais lentas devido à cotação achatada, à qualidade baixa e à expectativa de uma cotação melhor no futuro. Como já aconteceu no ano passado, o produtor também fez pouco negócio antecipado, o que também compromete o desempenho comercial para a época do ano”, conclui o analista.
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