Páginas

domingo, 14 de agosto de 2011

Martelo de Fundo no semanal.

Martelo de Fundo no semanal.
Em semana de mercados agitados as commodities tiveram oscilações menores que ativos das bolsas internacionais.
As noticias macro econômicas foram extremamente ruins o que levou os governos a tomarem medidas de emergência para amenizar a crise, mas como estas medidas demandam tempo para que tenham resultados o que temos de concreto seria que os mercados irão ficar ainda mais voláteis. Para diminuir a volatilidade nas bolsas Européias , os governos como exemplo da Alemanha proibiram a venda a descoberto de ativos o que provocou uma diminuição na sangria e fizeram que investidores aproveitassem para repor os ativos vendidos e colocarem lucro dentro de casa o que provocou no final de semana menos vermelho para os mercados.
As commodities como café e açúcar que tem fundamentos fortes este ano, pois têm o Brasil como seu maior produtor e fornecedor mundial, tendo uma safra de ciclo baixo foi o que menos sofreu no mercado, mas também não tivemos alteração no quadro de baixa.
A semana começou pesada, mas como tínhamos para sexta feira o vencimento das opções de café na Ice, o vencimento trouxe novos ares para o mercado e o café fechou melhor a semana, tendo a mínima de 231,35 e a máxima de 242,50 e fechamento de 240,35, a figura gráfica no semanal tem um martelo de fundo, figura gráfica pode nos trazer uma reversão na tendência de baixa das ultimas semanas.
O mercado vem dentro de um canal de baixa deve tentar agora testar o topo deste canal na casa de 249,50 e podendo até romper o que seria muito bom para o mercado já que esta perdendo a sua força para baixa, dando força a esta teoria temos estocástico saindo da posição de sobre vendido e IFR4 já fazendo topos e fundos ascendentes.
A queda de braço travada entre o produtor e mercado, onde temos uma safra menor e estoques baixos, pode trazer resultados nas próximas semanas coincidindo com o primeiro dia de chamada de entrega no dia 22/08/2011, prazo que os vendidos têm que se posicionar quanto à entrega da mercadoria, ainda se paga ágio para os cafés superiores do tipo Colombiano apesar do diferencial ter diminuído, este diferencial esta na casa de $23,00 dólares por saca para o bica corrida e de 27/28 para a peneira 17/18.
O mercado para as próximas semanas deverá continuar a ser muito volátil e investidores que não tiverem acompanhamento técnico não deve se arriscar no mercado para que não perca dinheiro.
Outro fator que também da força a esta teoria que podemos ter uma melhora nos preços para próximas semanas, é o fato de que houve uma geada de tamanho moderado e ainda ano se sabe o tamanho do estrago feito, onde algumas fontes falam em 500 mil sacas e outras que poderia a chegar em 2 milhões de sacas, mas o que poderia realmente ser grave é a teoria de alguns agrônomos dizendo que o frio “pode” ter atingido o botão floral o que realmente teria sido um estrago de grandes proporções danificando a próxima safra, mas para isto teremos que esperar pelos próximos dias, pois a florada ainda não esta próxima.
A safra já esta bem adiantada sua fase de colheita o que já teríamos em torno de 80% colhido em nível de Brasil, com uma qualidade de grãos superior a safra passada, apesar de ser de grãos miúdos o que proporcionou uma quebra de rendimento na hora do beneficiamento do café.
Bom a semana deve começar pesada ainda temos a crise muito forte na Europa e EUA, a volatilidade alta, mas o rompimento da máxima da semana pode nos dar trade de compra sendo o problema o tamanho do stop que esta abaixo da mínima da semana, mas s e o trade evoluir pode se ajustar.
Boa semana a todos e que Deus abençoe a todos os pais neste dia de hoje, e em especial meu pai um cafeicultor cheio de esperanças aos 77 anos.
Wagner Pimentel
WWW.cafezinhocomamigos.blogspo.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário