Páginas

domingo, 19 de junho de 2011

O sentimento do mercado.

O sentimento do mercado.

O mercado de café esta semana teve um belo raly de baixa fechando a semana nas cotações mínimas da semana e as menores em 4 meses.
A ausência de frio suficiente para haver um problema climático e as noticias macro econômicas vindo de encontro faz a semana trazer um sentimento de que a correção esteja apenas começando.
Graficamente uma figura muito conhecida em analise técnica, o ombro cabeça ombro, foi rompida sua reta pescoço outro fator que nos leva a acreditar que a baixa ainda esta só no começo.
No final de semana a briga entre os dois maiores partidos políticos americanos, Republicano e Democrata, expôs a maior divida conhecida da historia, 14 trilhões e 300 bilhões de dólares, algo que a tão falada divida da Grécia, Islândia, Portugal, Espanha, ou Itália parece brincadeira de criança, e a briga entre os partidos seria porque o governo precisa se endividar mais para que possa manter as contas em dia, ou seja, preciso fazer conta nova com prazo mais longo para poder pagar as contas novas.
Com tanta divida instalada no planeta onde gastar mais do que se ganha passou uma atitude normal, se eu fizer isso me chamam de caloteiro fácil, os investidores que têm medo de perder seu rico dinheirinho saem fazendo liquidações aos borbotões, e os mercado simplesmente desabam e os outros participantes, leia se no nosso caso os produtores, passam despercebidos e quem não se precaveu não consegue aproveitar a onda de preços.
Neste nível de preocupação e sabendo que a crise de 2.008 foi só uma onda 1 do mercado me parece que uma nova onda esta perto de acontecer que o mercado esta trabalhando, e ainda por não existir um porto seguro a correria fica em vender ativos e comprar dólares.
Como as noticias vêm de encontro com o mercado as figuras técnico gráficas vão se formando e eu fico tentando traduzir isto para nosso mercado.
A figura OCO rompida projeta a base da reta pescoço para o topo da cabeça, este tamanho de projeção plotado para a direção do rompimento joga nosso mercado para um alvo final em 1,99 o que seria um bela correção onde acredito que o mercado encontrara um suporte adequado, ou seja, temos muito ainda para cair. Em estudos técnicos e minha forma de visão este rompimento sendo respeitado ou confirmado na próxima semana, temos como alvo primário 233,90 cents de dólar por libra peso.
Como disse as noticias vêm de encontro com o mercado fazendo uma bela dupla, nesta semana já temos noticias em aumento de estoque nos países consumidores, o que não nos seria novidade, pois o Brasil bateu recorde de produção e exportação, mas jogam a noticia para apimentar mais o mercado dando sustentação e veracidade à queda.
Ao produtor o recado foi dado neste espaço por varias e varias semanas, o mercado não tem uma única Mao e café a R$500,00 não é preço que se joga fora principalmente porque, usando as frases do ex-presidente, “Nunca Na Historia deste País”, houve preços neste valor, portanto vamos pensar com um pouquinho mais de consciência antes de recusar ofertas tão altas e boas pela sua mercadoria.
Devemos ter um ano onde a media de preço ainda será a maior da historia, mas R$500,00 é preço para não se desperdiçar.
O efeito dominó sempre vem junto com a paúra, e o mercado sabe muito bem aproveitar disso e o sentimento do mercado neste momento não é favorável ao produtor.
Tenham todos uma boa semana e bons negócios que Deus abençoe a todos.
Wagner Pimentel
WWW.cafezinhocomamigos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário