Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

Mais uma semana sem direção.

Mais uma semana sem direção.

O mercado do café teve mais uma semana com sentimentos mistos, ora o mercado mostrava-se comprador ora mostrava-se vendedor. Uma condição típica de consolidação onde realmente estes tipos de sentimentos confundem nossas analises e até operações do mercado.
Esperar uma correção em queda dentro de um quadro de estoques baixos e na entrada do inverno brasileiro, sendo que o clima tem sido um dos fortes fatores para a valorização do commodities seria extremamente arriscado, portanto vender na bolsa sem uma confirmação técnica fica difícil.
O mercado tentou recuar não emplacando preços abaixo de 260.00 e na tentativa de romper 270.00 à ponta vendedora apareceu fazendo que o mercado recua-se.
Estamos dentro deste range por enquanto entre 260.00 e 270.00, na proximidade destes valores temos trade com stops curto.
A entrada da safra brasileira traz novas especulações, vimos grandes instituições financeiras como ABN conseguir encontrar sobra astronômica de café arábica, um total de 690.000 sacas de café frente um consumo de 130 milhões de sacas de café, outras entidades como a agencia safras também mandaram revisões nas previsões da produção.
Este excepcional excedente de mercadoria previsto, que com certeza devera ter também uma excepcional qualidade, nos mostra que o quadro para a indústria é realmente preocupante.
Na mão da indústria cafeeira existe um belo abacaxi para se descascar, estão com um ano de ciclo baixo no país que é o maior fornecedor de matéria prima do mundo, o Brasil, problemas climáticos no segundo maior produtor de arábica do mundo, a Colômbia, e um crescimento no consumo nunca visto antes na historia junta-se a isto os menores estoques da historia não somente em números absolutos como também estatisticamente, entre a produção e o consumo.
Na ultima década tivemos preços baixos para o produtor que não fez investimentos para aumento de área plantada, melhorou se a qualidade e a produtividade o que deu uma ordenação entre consumo e produção, mas com o avanço de economias de paises em desenvolvimento este quadro mudou, e mesmo que as grandes potencias tenham entrado em crise a demanda por café aumentou deixando a indústria em xeque.
Toda indústria precisa de matéria prima, e se possível barata, mas estamos agora para descobrir o que seria barato e o que seria caro para o mercado como um todo.
Quando vemos que o café na bolsa de Nova Iorque chega a custar 10% mais barato que o físico acredita assim que o mercado ainda não encontrou o ponto , quando sabemos que a indústria precisa para os próximos dez anos , um investimento para que haja um crescimento de pelo menos 80% da área plantada brasileira, e que os produtores ainda carregam dividas da ultima década, e que só a indústria levou o premio para casa, sabemos que o mercado ainda tem que se mostrar atrativo e seguro para a classe produtora para tal investimento.
Os produtores brasileiros trabalham sem seguros climáticos e nem de mercado, onde só ele paga os prejuízos do setor, portanto me parece um bom momento para que haja um acordo de parceria para a continuidade da cadeia.
A direção do mercado será dada pela harmonia de um entendimento do mercado caso contrario, esta década será paga a conta pela ponta que precisar da matéria prima.
Tecnicamente estamos em uma consolidação, temos duas analises gráficas diferentes em tempos gráficos que nos dão analises contrarias uma da outra.
No gráfico diário temos uma bear flag que flâmula na parte inferior do gráfico, que o seu rompimento que seria 254.00 reflete o mercado para 230.00, no gráfico semanal tem um fundo duplo não rompido ainda e o fechamento na sexta feira nos trouxe no estudo de candlestick um harami, o que mostra um possível teste de topo em 308.9, o que poucos acreditam, com a saída dos fundos do mercado sistematicamente há 3 semanas podemos entender que eles estariam líquidos e uma entrada poderia o mercado voltar a subir.
Com os preços de café fino mais barato são encontrados nas bolsas Ice e Bmf não acredito que os estoques baixos e o inverno brasileiro uma correção mais aguda venha acontecer no momento, portanto acredito no teste de topo, mas os dois cenários estão abertos.
Vamos aguardar para ver o que ira acontecer, uma boa semana a todos e que Deus os abençoe.
Wagner Pimentel
www.cafezinhocomamigos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário