Páginas

domingo, 9 de janeiro de 2011

Exportador de café do Vietnã, prevê que as exportações do grão cresçam até 29% neste ano

O Thai Hoa Vietnam Group, maior exportador de café arábica do país, prevê que as exportações do grão cresçam até 29% neste ano, informou hoje Nguyen Van An, presidente e executivo-chefe da companhia vietnamita. Os embarques da Thai Hoa, incluindo as variedades robusta e arábica, podem atingir até 150 mil toneladas em 2011, ante 116 mil toneladas no ano passado.

A previsão de crescimento reflete a forte demanda global e um provável aumento das operações da empresa graças a uma proposta de expansão e à melhora das linhas de produção, explicou ele.

A companhia, que responde por cerca de dois terços das exportações totais do tipo arábica no Vietnã, também planeja elevar a área cultivada de dois mil para cerca de 2.500 hectares em 2011, disse o executivo. A produção vietnamita pode ficar em torno de 1,1 milhão de toneladas no ano-safra 2010/11, o que seria 10% superior à projeção divulgada pelo Ministério de Indústria e Comércio do país, em 28 de dezembro.

Os preços do café arábica devem subir nos próximos dois a três meses devido à escassez de ofertas e ao baixo nível dos estoques, estima ele. Na Bolsa de Nova York (ICE Futures US), o contrato março fechou cotado a 233 cents por libra-peso na quinta-feira, alta de 65% frente ao ano passado. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário