Páginas

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Ice or Iceberg

Ice or Iceberg

A bolsa de comodities em Nova Iorque chamada de ICE ontem fez um movimento de realização de lucro totalmente técnico gráfico desabando em nossas cabeças em seu fechamento, caiu 710 pontos deixando todos no Brasil anestesiado, vendo o que acontecia durante o dia, com isso levou a reboque a BMF em São Paulo e a life em Londres.
A bolsa Ice tem uma movimentação diária em torno de 10.000 contratos, cada contrato será aproximadamente de 280 sacas de café de 60 kg o representa uma movimentação diária em torno de 2.8 milhões de sacas, ou seja, em cada 20 dias úteis, um mês de trabalho ela venderia o que gastamos um ano para produzir é um verdadeiro cassino.
Na semana passada o mesmo fator técnico gráfico fez com que ela subisse, mantendo a alta durante a semana, nesta semana uma indefinição entre comprados e vendidos fizeram que esses fatores técnicos falassem mais altos disparando varias ordem de vendas e os compradores se retiram do mercado dando o desastre de ontem.
É com uma bolsa que movimenta aproximadamente em contratos 600 milhões de sacas de café ano, que nosso mercado doméstico se baseia para nos dar a cotação diária de nosso produto o café, portanto é um mercado muito mais forte que podemos compreender ou tentar manipular. A compra de 10 milhões de sacas de café durante esses próximos meses vira apimentar esse mercado, esse fator da compra de estoques reguladores por parte do governo trará alguma mudança no fator dos fundamentos, que seria essa uma nova tentativa de mudar esse mercado violento e volátil. Com certeza o mercado testará a força desse fator fundamental e veracidade dos fatos, portanto o governo esta entrando num mercado violento de profissionais que não perdoam erros e nem perdedores os lucros e prejuízos são astronômicos.
Neste mercado trabalham traders, indústrias, fundos de pensão, fundos de investimentos e fundos de hegde que trabalham em sistemas de travas e nós países produtores os fornecedores.
É assim que esse mercado trabalha, a qualquer notícia faz com que ele com sua sensibilidade mudem de humor e vire tanto para cima ou para baixo.
Como um mercado deste poderia regular um produto tão difícil de produzir?
Sua volatilidade não nos traz a menor segurança esses participantes desses mercados muitas vezes nunca vira uma lavoura de café, compram ou vendem às vezes por razões que não tem nada a ver com o nosso mercado, que seria da oferta e procura se temos uma safra maior seria maior oferta e se temos uma safra menor uma menor oferta trazendo uma razão para esse mercado, fica difícil de entender uma queda como a de ontem porque os estudos gráficos não teriam força pra subir.
Esses estudos trazem barreiras psicológicas chamadas de suporte e resistência que são uma loucura, se não ultrapassar certo valor que ontem seria de 13800 pontos, tecnicamente mostra que deve cair, só que ai os especuladores de plantão aproveitam para pegar os desavisados e encher o bolso de dólares. na semana passada aconteceu o inverso.
Aqui no Brasil nós produtores não nos resta nada a mais do que ficar olhando pra tela e esperar que suba e depois esperar que a especulação interna não seja tão grande e repasse quando sobe um valor um pouco melhor para o nosso café, porque quando caem eles repassam de imediato a queda para o preço do café.
Precisamos de ajuda para que mude esse cenário não temos a menor chance perante esse mercado que é violento altamente volátil e técnico, não tenho nenhuma sugestão a esse respeito porque ainda ela a bolsa é o maior exemplo de mercado livre, mas acho que nós produtores temos que ter alguma defesa, mas ainda ela é um mal necessário.
ICE OR ICEBERG?


WAGNER PIMENTEL
www.cafezinhocomamigos.blogspot.com

3 comentários:

  1. Caro Wagner, parabéns pela iniciativa do blog!

    Sou estudante de agronomia aqui no sul de minas e a questão dos custos de produção é muito complicada. Cada um fala num valor. Aí na sua região qual é o custo e para qual produtividade? O cálculo leva em conta a depreciação das máquinas e benfeitorias?

    abçs

    Carlos

    ResponderExcluir
  2. caro carlos obrigado pelo contato eh sempre bom trcarmos informaçoes
    esse custo eh pra uma produtividade de 45 sacas de cafe por ha e tem depreciaçao sim
    para a agricultura familiar o custo eh menor ainda
    abraços wagner

    ResponderExcluir
  3. Caro Wagner.
    Tambem sou cafeicultora, possuo uma propriedade em Vermelho Velho distrito de Raul Soares. Possuimos atualmente 180 mil pes de cafe catuai vermelho, com espacamento adensado. Posuimos todos equipamento citados por voce, alem de irrigacao. Nao trabalhamos com derricadeira, pois nossso pessoal nao se adaptou,,, minha regiao e muito montanhosa.
    Mas nao conseguimos ter custo p/saca de 160.00. Nosso custo ultrapassa os 300,00. Gostaria de quando estivermos ai em MG de convidalo para nos visitar e quem sabe, voce nos pudesse orientar quanto o que estamos fazendo de errado. Um abraco Maria das Gracas Douglas, West Lafayette,IN, USA.

    ResponderExcluir